segunda-feira, 13 de julho de 2009

A ORIGEM DE UM TERROR DESUMANO


Inspirados pelas “experiências" adquiridas em 1940 e 1941, quando a eutanásia fora praticada com doentes mentais, os nazistas aperfeiçoaram novos métodos de extermínio através do ácido prússio, em grandes câmaras de gás. Cada uma delas capaz de reunir mais de 2000 pessoas.
Bernburg uma pequena cidade próxima de Berlim, ficaria na história a partir do experimento desumano. No prédio onde funcionava um hospital psiquiátrico; o qual ficou a disposição do Reich, seria na verdade uma camuflagem para esconder atividades ali realizadas sob a direção do médico Irmfriend Eberl e sua enfermeira chefe Kathe Hackbarth.
No subsolo do hospital foram construídos amplos cômodos com paredes e chão revestidos de azulejo branco, e de cujo teto; pendiam chuveiros. Davam a impressão de banheiros coletivos, porém ali, seria testado mais uma invenção do nazismo; a primeira câmara de execução em massa através de asfixia por gás venenoso.
E que ironia... Um grupo de pilotos alemães a serviço da Espanha, tendo desobedecido às ordens do comando, foram devolvidos para a Alemanha como desertores! Sim, foram eles os "cobaias”, para o experimento que funcionou com sucesso! Sem tiros, sem sangue, sem gritos, os pilotos alemães foram executados. Naquela tarde um rolo de fumaça negra saiu das chaminés do hospital.
E foi o sucesso do experimento que levou o Reich a montar na Alemanha e por todos os territórios que conquistaram, campos de extermínio idênticos, sobretudo onde a população judaica era maior. Deprimente? Mas infelizmente foi real, um plano perfeito em prol de um idealismo perverso, que em sua concepção agiam corretamente.


Por Francilene Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário